Muito bom o tópico, sempre quis saber essas opiniões dos membros do dia D. Sugiro fazer um top dos melhores games de outros consoles tbn...
- Castlevania: Dracula X - 1995 -
Nada como um jogo de plataforma no molde antigo pra prender a atenção por horas seguidas. A série Castlevania sempre foi um ícone nesse gênero e dessa vez uniu com maestria 3 elementos fundamentais para o sucesso de um jogo: jogabilidade, gráficos e trilha sonora. Tudo isso funciona de forma mágica nesse título que por conta de seu sucesso, possibilitou a criação da obra máxima de Castlevania que seria lançada para Sega Saturn e PS1 dois anos mais tarde.
- Megaman X - 1993 -
Dificilmente alguém viu esse jogo e nao jogou, o carisma de megaman sempre foi uma de suas armas mais fortes, e nessa versão, as chamadas "up parts" fazem com que o jogador experimente pela primeira vez, uma mudança drástica no visual do protagonista. Tendo uma trilha impecável, esse título mostra que evolução e exploração são muito importantes em qualquer gameplay, e esses quesitos foram o que sempre diferenciaram megaman dos outros títulos de sucesso de gênero semelhante.
Nada como passar horas procurando partes de sua armadura numa tarde de domingo.
- Megaman 7 - 1995 -
A série clássica retorna com estilo e inovando em vários aspectos. O clima saudosista do jogo prende em todas as horas e dificilmente vc o larga depois de conseguir os principais itens extras, que sempre foram de suma importância em qualquer episódio da série clássica, já que normalmente tem um nível de dificuldade mais elevado que o da série X.
- Super Bomberman 4 - 1996 -
Pouco a se falar sobre esse game, apenas corra e exploda todos, diversão simples e rápida. Aparentemente um jogo casual, mas que se jogado em excesso no modo multiplayer certamente pode destruir amizades...
- Donkey Kong Country 3 - 1996 -
A beleza desse título é apenas um de seus muitos pontos fortes. Donkey kong Country 3 é o que há de melhor em termos de aventura "infantil". Com uma mecânica suave e muitas "side-quests" para um plataformer normal, esse título mostra que é possível ser tao simples quanto rico em detalhes, e esse equilíbrio é o que faz toda a diferença na hora de compará-lo com títulos parecidos.
- Magical Quest 3 Mickey & Donald - 1995 -
Mudança de job em um plataformer foi algo inusitado mas que deu bastante certo nesse título. Arte agradável e mecânica dinâmica sao as características mais marcantes dessa série. O fator exploração entra de uma forma discreta, porém, bastante reconpensadora se aproveitada nas horas certas, dando um valor de replay bem significante ao jogo.
- Samurai Shodown - 1993 -
Acho que o único jeito de me interessar por jogo de luta é quando se tem espada ou uma mecânica bem atraente, no caso desse título, temos os 2. A SNK acertou a fórmula "fighter + medieval" ( até então nao explorada ) e desenvolveu uma franquia de sucesso até hj.
- Final Fantasy 4 - 1991 -
Final Fantasy 4 foi o primeiro da série pro SNES e tbn o primeiro a apresentar uma trama realmente envolvente e que trouxe muitas características que seriam plagiadas por outros jogos da série e principalmente pelas franquias concorrentes. Sistema envolvente focado no equilíbrio de jobs fixas prendem atenção e direcionam o olhar do jogador ao modo como os personagens irão terminar na trama.
Destaque para Cecil e sua crise de identidade que revolucionou o modo como protagonistas de RPGs se apresentaríam a partir de então.
- Final Fantasy 6 - 1994 -
Um verdadeiro divisor de águas da série Final Fantasy, que mostra como nunca antes em um jogo, um enredo tocante e adulto, envolvendo temas como genocídio, suicídio, relatividade de bem e mal, entre outros elementos que acentuam seu clima sóbrio. A possibilidade de customização das jobs dos personagens cria um clima ainda mais subjetivo que permite o jogador equipar o personagem do modo como ele o vê na trama.
- Chrono Trigger - 1995-
Um jogo que já nasceu clássico, tendo um dos enredos mais envolventes da era 16bit unido a um sistema de combate inovador, viagens no tempo, e uma trilha sonora digna de estudo de conservatório, Chrono trigger consegue ser tao viciante que seus 13 finais distintos ainda nao sao o bastante pra saciar aqueles que se tornaram fãs.
Veredicto:
Acredito que esses jogos foram os que mais me marcaram e consequentemente influenciaram meu pensamento enquanto jogador e aspirante a desenvolvedor e artista de jogos.
Menções honrosas para Metal Warriors, Goofy Troop, Super Castlevania 4, Megaman X3, Suoer ghouls and Ghosts, Demon's Crest e Top Gear 2.